O que a Bíblia diz sobre as tentações que sofremos?

Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.” | Tiago 1:2-3

Tiago, meio-irmão do nosso Senhor, Jesus Cristo, começa a redigir sua carta para as 12 tribos que se espalharam pelo mundo (provavelmente após o início da caçada aos cristãos, relatada no livro de Atos dos Apóstolos), com este versículo que acabamos de ler.

O que Tiago queria dizer, afinal? Para ficarmos contentes quando passarmos por provações?

Sim, é exatamente neste ponto que ele quis tocar.

oração-300x300

É necessário analisar que quando Tiago diz “cairdes em várias tentações, não quer dizer cedermos a vários pecados, quer dizer que devemos nos alegrar quando formos tentados, porque nas tentações podemos provar a nossa fé. Afinal, como saberemos se somos fiéis a Deus se nunca formos confrontados em nossa fé? Quando as tentações vierem sobre nós como sombras e travarmos uma batalha espiritual, orando e perseverando nos caminhos de Deus para que não pequemos, e vencermos as tentações, então de fato provaremos a nossa fé.

Bem-aventurado o homem que sofre a tentação, porque, quando provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam”.

Por tanto, persevere nos caminhos de Deus e não se deixe levar pelas tentações da sua carne. Não é Deus quem traz a tentação aos homens, nós somos tentados pelos nossos próprios desejos maldosos, dos quais o diabo se aproveita para tentar nos desviar do caminho da salvação.

Vencer as tentações, nos traz perseverança nos caminhos do Senhor e a aprovação de Deus. Poderemos vencê-las confessando-as para Deus e colocando-as aos pés de Jesus.

“Se confessarmos nossas tentações, provavelmente não teremos pecados para confessar”

Por tanto, perseverem na Palavra de Deus afim de receberem força, instrução e verdade, e combatam as tentações com orações e jejuns, alegrando-se porque saberão que Deus se alegrará quando vencerem aquilo que deseja vencer vocês.

Amém.

Guilherme Abiezer

Deixe um comentário